Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9395
Título: Alfabetização e letramento: um espaço para aprendizagem da leitura e escrita no ensino infantil
Autor(es): Serafim, Antônia Maria Coutinho
Palavras-chave: Ensino infantil
Alfabetização
Letramento
Aprendizagem
Data do documento: 2014
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo principal mostrar a importância da alfabetização e letramento no ensino infantil, primeira fase da educação básica, período em que a criança está desenvolvendo sua imaginação e buscando novos saberes para ampliar os conhecimentos sociais e as pequenas experiências de vida que trazem consigo. Para melhor embasar o nosso trabalho, buscamos nos aprofundar nas teorias de alguns estudiosos, como Magda Soares, Chicarelle, Regina Scarpa, Emília Ferreiro, Brandão, Vygotsky, entre outros estudiosos do ensino infantil e letramento. Como apoio, utilizamos a pesquisa de campo realizada na escola municipal Geraldo Leite de Morais, onde observamos a prática pedagógica da professara do pré-escolar. Por meio desta pesquisa, podemos perceber a importância de se oferecer um espaço para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em sala de aula e da função do professor como mediador da aprendizagem, já que é ele o principal responsável pelo progresso educacional nessa faixa etária.
Descrição: SERAFIM, A. M. C. Alfabetização e letramento: um espaço para aprendizagem da leitura e escrita no ensino infantil. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9395
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônia Maria Coutinho Serafim.pdf4.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.