Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9395
Título: | Alfabetização e letramento: um espaço para aprendizagem da leitura e escrita no ensino infantil |
Autor(es): | Serafim, Antônia Maria Coutinho |
Palavras-chave: | Ensino infantil Alfabetização Letramento Aprendizagem |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico tem como objetivo principal mostrar a importância da alfabetização e letramento no ensino infantil, primeira fase da educação básica, período em que a criança está desenvolvendo sua imaginação e buscando novos saberes para ampliar os conhecimentos sociais e as pequenas experiências de vida que trazem consigo. Para melhor embasar o nosso trabalho, buscamos nos aprofundar nas teorias de alguns estudiosos, como Magda Soares, Chicarelle, Regina Scarpa, Emília Ferreiro, Brandão, Vygotsky, entre outros estudiosos do ensino infantil e letramento. Como apoio, utilizamos a pesquisa de campo realizada na escola municipal Geraldo Leite de Morais, onde observamos a prática pedagógica da professara do pré-escolar. Por meio desta pesquisa, podemos perceber a importância de se oferecer um espaço para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em sala de aula e da função do professor como mediador da aprendizagem, já que é ele o principal responsável pelo progresso educacional nessa faixa etária. |
Descrição: | SERAFIM, A. M. C. Alfabetização e letramento: um espaço para aprendizagem da leitura e escrita no ensino infantil. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9395 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Antônia Maria Coutinho Serafim.pdf | 4.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.