Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosme, Maria Rosália Rocha-
dc.date.accessioned2016-04-11T17:44:21Z-
dc.date.available2016-04-11T17:44:21Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9407-
dc.descriptionCOSME, M. R. R. A formação dos educadores da Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir do programa Brasil Alfabetizado. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma reflexão sobre a formação do educador realizada no contexto do Programa Brasil Alfabetizado. Tem como objetivo principal refletir sobre os processos de formação inicial e continuada, ocorridos no referido Programa, na intenção de perceber a contribuição desta base formativa para os educadores que atuam ou irão atuar na alfabetização e escolarização dos jovens e adultos. O estudo, de natureza bibliográfica, situou-se no universo do Programa Brasil Alfabetizado, na cidade de Guarabira, no período de 2013 à 2014, e, através dele, lançamos um olhar a importância destas formações para a prática educativa dos alfabetizadores. Tomamos como base as leituras teóricas e metodológicas sobre a EJA e sobre o Programa Brasil Alfabetizado, através de autores como: SANTOS (2012), FURTADO (2008), CRUZ (2014), MACHADO (2008), PRADA (1995), LIBANEO (2001), ALBUQUERQUE (2004), VASCONCELLOS (2008), MELO (2010), SAUL (2012) e OLIVEIRA (2011), entre outros, que ofereceram suporte para essa pesquisa. Os resultados reforçaram a importância da formação para uma atuação mais qualificada dos docentes da EJA. No entanto, a análise desta experiência nos fez refletir sobre os limites encontrados no Programa Brasil Alfabetizado e na formação por ele oferecida, impossibilitando a construção de uma didática crítica e reflexiva, capaz de favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos jovens e adultos no seu direito de aprender ao longo da vida.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Verônica Pessoa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrograma Brasil Alfabetizadopt_BR
dc.titleA formação dos educadores da Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir do programa Brasil Alfabetizadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rosália Rocha Cosme.pdf293.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.