Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9407
Título: A formação dos educadores da Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir do programa Brasil Alfabetizado
Autor(es): Cosme, Maria Rosália Rocha
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Formação docente
Programa Brasil Alfabetizado
Data do documento: 2015
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a formação do educador realizada no contexto do Programa Brasil Alfabetizado. Tem como objetivo principal refletir sobre os processos de formação inicial e continuada, ocorridos no referido Programa, na intenção de perceber a contribuição desta base formativa para os educadores que atuam ou irão atuar na alfabetização e escolarização dos jovens e adultos. O estudo, de natureza bibliográfica, situou-se no universo do Programa Brasil Alfabetizado, na cidade de Guarabira, no período de 2013 à 2014, e, através dele, lançamos um olhar a importância destas formações para a prática educativa dos alfabetizadores. Tomamos como base as leituras teóricas e metodológicas sobre a EJA e sobre o Programa Brasil Alfabetizado, através de autores como: SANTOS (2012), FURTADO (2008), CRUZ (2014), MACHADO (2008), PRADA (1995), LIBANEO (2001), ALBUQUERQUE (2004), VASCONCELLOS (2008), MELO (2010), SAUL (2012) e OLIVEIRA (2011), entre outros, que ofereceram suporte para essa pesquisa. Os resultados reforçaram a importância da formação para uma atuação mais qualificada dos docentes da EJA. No entanto, a análise desta experiência nos fez refletir sobre os limites encontrados no Programa Brasil Alfabetizado e na formação por ele oferecida, impossibilitando a construção de uma didática crítica e reflexiva, capaz de favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos jovens e adultos no seu direito de aprender ao longo da vida.
Descrição: COSME, M. R. R. A formação dos educadores da Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir do programa Brasil Alfabetizado. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9407
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rosália Rocha Cosme.pdf293.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.