Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Marcos Marcílio dos-
dc.date.accessioned2016-04-19T23:31:12Z-
dc.date.available2016-04-19T23:31:12Z-
dc.date.issued2014-12-10-
dc.identifier.otherCDD 100-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9459-
dc.descriptionSantos, M. M. dos. O ensino de filosofia no ensino médio a partir da especificidade da filosofia. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA compreensão do que vem a ser filosofia e sua finalidade, bem como seu ensino, demanda muito estudo e reflexão, esta busca pelo conceito de filosofia ocupou boa parte da história da filosofia, em que vários pensadores procuraram definir suas concepções de filosofia, a própria questão o ―que é filosofia?‖ se configura por ser um problema filosófico. Nosso trabalho tem como objetivo oferecer elementos básicos para a compreensão desta disciplina em nosso contexto educacional, assim como apontamentos que nos permitem pensar a prática docente e os desafios que precisam ser enfrentados no projeto de consolidação desta disciplina no escopo educacional brasileiro e, sobretudo, a contribuição efetiva da filosofia na educação brasileira. Nosso trabalho tem como referenciais metodológicos a pesquisa bibliográfica e, para lançar luzes sobre o nosso problema, estabelecemos os seguintes objetivos: refletir sobre a filosofia e seu ensino a partir de sua especificidade, apontar alguns rumos para um melhor ensino de Filosofia no Ensino Médio, bem como indicar conceitos básicos a partir de pensadores e estudiosos que lidam com esta problemática. Consideramos que a atividade do docente em Filosofia deve ter sua raiz na especificidade da filosofia como fonte originária no desenvolvimento de tal atividade, vemos que a escola pública é o espaço privilegiado, para a consolidação e vitalização da filosofia. Igualmente, ressaltamos a importância cultural e política do professor de Filosofia, pois, este o responsável mais direto para pela mediação entre o aluno e o saber filosófico, tendo claros os limites impostos pelas condições em que atua, a fim de evitar falsas expectativas que acabam causando frustrações e desânimo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valmir Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleO ensino de filosofia no ensino médio a partir da especificidade da filosofiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Marcílio dos Santos.pdf691.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.