Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Jáder Vangelis de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T23:39:42Z | - |
dc.date.available | 2016-04-19T23:39:42Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.652 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9461 | - |
dc.description | Lopes, J. V. de L. Ciinema como ferramenta no desenvolvimento da motivação no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral de analisar a utilização do cinema como ferramenta pedagógica nos procedimentos aplicados durante um experimento de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (doravante LI) para aprendizes do Ensino Fundamental II, em uma escola de rede privada no interior da Paraíba. Como objetivos específicos, pretendemos: 1) desenvolver a interpretação e produção textual; 2) desenvolver a identificação de gênero textual; 3) propor um estudo gramatical (adjetivos) da LI; e 4) gerar reflexões sobre presença e relevância da LI não exclusivamente no contexto escolar, mas também, e principalmente, em campos de entretenimento relevantes ao público jovem, a fim de gerar motivação e impulsionar o aprendizado. Compomos o quadro teórico deste trabalho a partir dos estudos de Duarte (2009), Napolitano (2013) e Figueiredo (2014), que propõem estudos sobre a utilização do cinema na formação educacional, lançou-se mão de duas categorias de análise, o desenvolvimento de motivação e o progresso no aprendizado de LI. Esta Pesquisa-ação, experimental e qualitativa foi dividida em quatro etapas: 1) aulas introdutórias abordando a indústria cinematográfica como tema trabalhando gênero, gramática e aquisição de vocabulário; 2) visita a uma sala de cinema para assistir um filme selecionado pelos aprendizes (Iron Man 3); 3) elaboração e aplicação de um questionário e produção textual; e 4) análise de conteúdo dos dados coletados na pesquisa. Concluiu-se que o cinema mostrou-se uma ferramenta deveras efetiva no desenvolvimento de uma prática dinâmica que permeia a realidade do aprendiz, promovendo ludicidade, motivação e aprendizado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marília Bezerra Cacho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Ciinema como ferramenta no desenvolvimento da motivação no ensino-aprendizagem de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jáder Vangelis de Lima Lopes.pdf | 3.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.