Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9477
Título: Percepção de grupo de estudantes do curso de Ciências Biológicas acerca da abordagem prática dos conteúdos de biofísica
Autor(es): Agra, Gustavo Kim Rodrigues
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Biofísica
Aulas práticas
Data do documento: 25-Nov-2014
Resumo: As aulas práticas são estratégias metodológicas que facilitam a concepção dos estudantes em detrimento da teoria, mas ainda existem dúvidas no que diz respeito a sua eficácia. Com isso esse trabalho tem como objetivo avaliar como uma metodologia de ensino pode interferir na aprendizagem dos estudantes, principalmente no tocante à necessidade de associar a teoria com sua prática. Buscando analisar o desenvolvimento cognitivo entre os estudantes do curso de Biologia (licenciatura e bacharelado) que participaram das aulas práticas de biofísica, foi aplicado um questionário com doze situações que levavam à associação de ideias. Na metodologia avaliamos os rendimentos dos estudantes nos diferentes turnos, e os aprendentes avaliaram as aulas práticas ministradas por meio de conceitos atribuídos e justificados. No resultado percebe-se alternadas escalas de rendimentos dos participantes nos diferentes turnos, bem como o conceito das aulas práticas. Conclui-se que o ensino é realmente eficiente quando o aluno observa na prática aquilo que é explicado pela teoria, o que faz a atuação prática em sala de aula de biologia ser um dos procedimentos pedagógicos mais indicados para esse componente curricular.
Descrição: AGRA, G. K. R. Percepção de grupo de estudantes do curso de Ciências Biológicas acerca da abordagem prática dos conteúdos de biofísica. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9477
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Kim Rodrigues Agra.pdfPDF - Gustavo Kim Rodrigues Agra999.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.