Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9486
Título: A Primeira Lei de Kepler e o fim do Dogma Circular nos modelos cosmológicos
Autor(es): Barros, Alexsandro de Almeida
Palavras-chave: Lei de Kepler
Movimento circular
Modelos cosmológicos
Cosmologia
Data do documento: 3-Mar-2016
Resumo: No presente trabalho, buscamos responder às questões que nortearam nossa pesquisa: O que levou Kepler a pensar de forma diferente dos modelos clássicos vigentes à sua época? O que tinha de concreto para renunciar ou abandonar esses modelos? No intuito de resposta, objetiva-se, de modo geral, descrever o desenvolvimento da primeira lei de Kepler e os fatos que o levaram a renunciar a visão ortodoxa da uniformidade dos movimentos planetários. De modo específico, discutir o surgimento do dogma relativo ao movimento circular ao longo da astronomia clássica e ressaltar a importância da contribuição de outros estudiosos para a elaboração da Primeira Lei. Para tanto, buscamos na literatura alguns pressupostos históricos que nos provessem informações significativas e dessem aporte científico confiável. Usamos como ferramenta metodológica, dentro de uma abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica. Chegamos a resultados satisfatórios dentro de nossas pretensões na consulta a fontes originais, uma vez que estas mostraram os aspectos determinantes que fizeram Kepler rejeitar o uso do movimento circular uniforme na descrição do movimento planetário, apesar de esse tipo de movimento estar presente em todos os modelos cosmológicos anteriores a Kepler, tendo se tornado dogma inabalável por vários séculos. Em perspectiva mais ampla, a presente pesquisa aponta para outras vindouras, já que o processo de reconstrução histórica a que nos propomos é bastante complexo e exige uma maior disponibilidade de tempo para abordar alguns aspectos específicos não contemplados.
Descrição: BARROS, A. de A. A Primeira Lei de Kepler e o fim do Dogma Circular nos modelos cosmológicos. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9486
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexsandro de Almeida Barros.pdfPDF - Alexsandro de Almeida Barros685.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.