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dc.contributor.authorBarbosa, Jéssica de Sousa-
dc.date.accessioned2016-05-03T19:34:50Z-
dc.date.available2016-05-03T19:34:50Z-
dc.date.issued2014-07-21-
dc.identifier.otherCDD 305.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9599-
dc.descriptionBarbosa, J. de S. O povo negro nos livros didáticos de história: uma análise da coleção Projeto Buriti. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAo que se sabe, o livro didático (LD) representa uma das peças fundamentais para a maioria das escolas de nosso país. Nele, o (a) professor (a) e o (a) aluno (a), têm um suporte teórico/metodológico para a construção do processo de ensino e aprendizagem, através das imagens e dos conteúdos propostos no material. No âmbito deste trabalho trataremos, pois, de como está sendo introduzida a figura do povo negro nos livros didáticos de História, mais precisamente na Coleção Projeto Buriti (2010, 2011), do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental. Isto é, como acontece a relação entre a imagem, o conteúdo e a história do povo negro? Este é um questionamento que motivou nosso estudo. Tendo como objetivo geral averiguar como o povo negro está sendo representado nos conteúdos e nas imagens observadas nos LD e os objetivos específicos são: identificar como as temáticas que abordam os (as) negros (as) estão sendo desenvolvidas a partir das imagens e dos conteúdos; verificar se existirem, quais são as lacunas que ainda persistem em aparecer, quanto à história e cultura africana e afrobrasileira. Para tanto, utilizamos as considerações de Albuquerque (2006), Bauer (2002), Bittencourt (2008), Lima (2010) Minayo (1992), Munanga (2008), Silva (1999), dentre outros. Com relação aos documentos oficiais, foram utilizados como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana (BRASIL, 2004), Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2008-2010), dentre outros. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho é de caráter qualitativo descritivo, tratando-se da análise e exploração documental e análise de conteúdo. Constatamos, assim, que os negros aparecem nos livros, mas não de uma maneira protagonista, pois sabemos que os mesmos, exerceram e exercem bastante influência em nossa história. Bem como, sua história escravocrata no Brasil antes, durante e no período pós-abolição, ainda aparecem de maneira bastante simplória, as imagens são de caráter romântico, não transparecendo o real sofrimento os quais estas pessoas vivenciaram. Ao concluir, percebeu-se que a Lei 10.639/03, ainda precisa ser aplicada, no tocante a sua utilização nos LD, pois, não basta à temática ser inserida no material, mas faz-se relevante analisar de que maneira esta inserção está acontecendo, além de ser necessário investir na formação docente para que as lacunas existentes no LD sejam detectadas e trabalhadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Margareth Maria de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectRecurso metodológicopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO povo negro nos livros didáticos de história: uma análise da coleção Projeto Buritipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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