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dc.contributor.authorSouza, Patricia da Silva-
dc.date.accessioned2016-05-03T19:52:00Z-
dc.date.available2016-05-03T19:52:00Z-
dc.date.issued2013-12-18-
dc.identifier.other372.890 44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9602-
dc.descriptionSOUZA, P. da S. Enveredando na afrobrasilidade a partir dos livros didáticos de história do 4º ano. 2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractSabemos que o livro didático é um instrumento que é muito utilizado nas escolas, às vezes, o único. A partir da realidade vivenciada de apresentações estereotipadas, simplificações e racismo reproduzido nos livros didáticos foi que sentimos uma inquietude de verificar como a presença do negro é trabalhada nos livros didáticos de História do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Campina Grande. Nosso objetivo foi averiguar e analisar qual a visão da história do povo negro presente nos livros didáticos de história do 4° ano do Ensino Fundamental utilizados nas escolas da rede Municipal de Campina Grande. Os objetivos específicos eram verificar quais os conteúdos referentes à temática afrobrasileira presentes nos livros didáticos de história do 4° ano do Ensino Fundamental utilizados nas escolas da rede. Identificar como estes conteúdos eram apresentados nos livros didáticos e avaliar como a imagem do negro e da negra é trabalhada nos livros didáticos. Para tanto, este estudo propõe a reflexão sobre o assunto em pauta, fundamentado com documentos oficiais: PCN (1997, a, b, c), DCN (2004), PNLD (2008-2010) e autores como: Pinsky (2009), Chiavenato (1999), Silva (2011), dentre outros. A metodologia adotada no trabalho foi de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica e documental com caráter exploratório e descritivo. Foram visitadas 10 escolas da rede e conseguimos recolher sete (7) livros didáticos de história do 4º ano para análise de conteúdo, visto que, em três escolas se repetiram o material. Constatamos que a maioria dos Livros didáticos analisados trabalhou com a presença do negro no Brasil, desde sua vida na África até após a abolição. Porém, persiste a resistência de mostrar as pessoas que lutaram no século XX com olhares questionadores, equívocos e lacunas que merecem ser discutidas com os profissionais da Educação e do Ensino Fundamental, visando superar os problemas detectados e ampliar a compreensão da importância do povo negro na formação do Brasil. Concluímos que apesar da lei 10.639/03 ter completado 10 anos, a temática ainda precisa ser mais bem trabalhada nos livros didáticos de história, bem como nos diferentes momentos históricos até a atualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Margareth Maria de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.titleEnveredando na afrobrasilidade a partir dos livros didáticos de história do 4º anopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

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