Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9604
Título: Concepções dos(as) professores(as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana
Autor(es): Silva, Ednalva Figueira
Palavras-chave: Desenvolvimento humano
Aprendizagem humana
Psicologia educacional
Aprendizagem
Data do documento: 30-Jul-2014
Resumo: O trabalho intitulado “Concepções dos (as) professores (as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana” teve como principal objetivo analisar a compreensão de professoras acerca de desenvolvimento e aprendizagem humana. A pesquisa de caráter qualitativo, através da aplicação de entrevistas para obtenção dos dados, foi desenvolvida com nove professoras, atuantes na educação infantil e no ensino fundamental I, nos turnos manhã e tarde de uma escola da rede pública do município de Boqueirão-PB. Nove perguntas foram introduzidas referentes a desenvolvimento e aprendizagem humana, dentre elas: a compreensão das professoras sobre desenvolvimento e aprendizagem; como se dá a aprendizagem; relação entre esses processos; principais teóricos que tecem essa abordagem; os conceitos que os autores citados destacam que são relevantes para prática. Na fundamentação, nos apoiamos nos estudos epistemológicos de Vigotski e de outros autores. As análises dos resultados apontaram que as entrevistadas compreendem os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana como indissociáveis, porém, a minoria explicou com coerência esses processos em Vigotski e Piaget. Pudemos observar que o nível de compreensão dos docentes é mínimo, chegando a confundir a teoria de Vigotski com demais teóricos da psicologia, o que corrobora com as colocações de Duarte (2006) sobre as práticas do “aprender a aprender” (construtivismo), presentes na sociedade contemporânea. As investigações científicas, segundo o referencial teórico e os depoimentos, levaram-nos a concluir a necessidade de uma reestruturação nas práticas pedagógicas, principalmente porque implica a questão ético-profissional da formação que tem por objetivo fundamental educar e capacitar às gerações futuras.
Descrição: SILVA, E. F. Concepções dos(as) professores(as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9604
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednalva Figueira Silva.pdf32.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.