Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9962
Título: A velhice em "Feliz Aniversário" de Clarice Lispector: abandono, silêncio e espifania
Autor(es): Lima, Maria Alissandra Araujo de
Palavras-chave: Anita
Velhice
Família
Abandono
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: Este estudo busca discutir o alinhamento da velhice em ‘’Feliz Aniversário’’, de Clarice Lispector, atentando para a problemática das relações dos idosos com a família e a sociedade de um modo geral. Nossa hipótese é de que nesta narrativa existe uma relação imposta entre o adulto e o idoso. O silêncio de Anita é rompido pelo momento de plena epifania da personagem. A matriarca da família não consegue mais esconder esse incômodo e conter sua indignação e, por isso, acaba explodindo os sentimentos e frustrações por meio de xingamentos e atitudes agressivas. Cabe acentuar, neste contexto, que a velhice é uma etapa da vida em que o indivíduo se torna mais frágil e com limitação corporal e mental, entendida para alguns como o momento mais doloroso da vida, uma vez que o idoso é tratado por alguns como um “peso” para a família. Assim, todo esse caráter submisso personificado em Anita é marcante não só porque ela é mulher, mas, principalmente, por ser idosa. Isso ocorre porque a velhice é vista como estorvo para muitas famílias que não sabem lidar com a situação, ou porque não há tempo para os cuidados e atenção necessários. A metodologia utilizada para essa análise foi a pesquisa bibliográfica, cujos resultados revelam uma complexidade no que tange ao tema da velhice e das relações humanas na pós-modernidade. Para isso, tomamos com base teórica algumas reflexões de Candido (1976), Brait (2006), Moser (2009), entre outros. Espera-se que esta pesquisa venha contribuir para que outros pesquisadores possam ampliar essas discussões e/ou trazer aspectos novos sobre o tema em questão.
Descrição: LIMA, M. A. A. de. A velhice em "Feliz Aniversário" de Clarice Lispector: abandono, silêncio e espifania. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9962
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Alissandra Araujo de Lima.pdf554.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.