Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9985
Título: The climbing of the apprenticeship: feedback as a motivational tool in the english learning process for foreign language students
Autor(es): Fernandes, Priscila do Nascimento
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Língua inglesa
Feedback
Motivação
Data do documento: 6-Mai-2016
Resumo: Um dos grandes problemas enfrentados por alunos adultos iniciantes em uma Escola de Idiomas em Campina Grande, Paraíba, é permanecer motivado a continuar o aprendizado de Inglês após o primeiro semestre de um curso. Sendo Inglês a primeira língua de um Mundo Globalizado, sua aquisição se torna essencial para muitas pessoas e elas apresentam muitas razões para aprender a Língua. Este artigo traz discussões acerca de como professores de Inglês como Língua Estrangeira podem motivar seus alunos através da prática de Feedback. Os objetivos específicos desta pesquisa estão estabelecidos da seguinte forma: (i) analisar a prática de Feedback do pesquisador, (ii) observar o desenvolvimento de dois alunos iniciantes de Inglês, e (iii) identificar seu nível de motivação após o conhecimento de seu progresso como resultado da prática de Feedback. As discussões sobre a prática de Feedback são trazidas neste trabalho sob a perspectiva de Kulhavy and Wager (1993), Mory (2004), dentre outros estudiosos. Este artigo refere-se à Global Scale of English (GSE), uma escala desenvolvida pela Pearson (2015), e seus objetivos de aprendizagem como um importante aliado à prática de Feedback. À luz de Dornyei (1998, 2001, 2014) e da perspectiva de outros teóricos, esta pesquisa desenvolve o entendimento de como a motivação trabalha no processo de ensino-aprendizagem. A análise feita neste artigo foi desenvolvida em uma Escola de idiomas de Campina Grande, Paraíba, com duas alunas, adultas e iniciantes de Inglês, sendo a própria pesquisadora, a professora dessas alunas. Durante o tempo de ensino e observação, a pesquisadora analisou o progresso das alunas quanto à aquisição da Língua Inglesa e seu nível de motivação no decorrer do curso. Como resultado dos estudos feitos nós concluímos que a motivação dos alunos pode ser um produto do trabalho de Feedback e os benefícios que este trabalho traz pode ser percebido qualitativamente, não apenas pelo professor, mas também pelo aluno. Esta pesquisa é dirigida a professores de Inglês como Língua estrangeira de alunos adultos iniciantes que almejam ajudar seus alunos a alcançar seus objetivos, vencendo suas dificuldades em relação ao aprendizado da língua. Se para alguns alunos iniciantes a ideia de se tornar fluentes em Inglês pode ser tão distante quanto o topo de uma montanha, o Feedback do professor pode ser a corda que eles precisam para alcançá-lo. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ajudar o professor a atuar desta maneira.
Descrição: Fernandes, P. do N. The climbing of the apprenticeship: feedback as a motivational tool in the english learning process for foreign language students. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9985
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila do Nascimento Fernandes.pdf4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.