UEPB - Repositório Digital

O papel do bilinguismo na inclusão do aluno surdo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Francisco Jucimar Barreto
dc.date.accessioned 2016-06-07T12:49:41Z
dc.date.available 2016-06-07T12:49:41Z
dc.date.issued 2016-06-07
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10001
dc.description FERNANDES, F. J. B. O papel do bilinguismo na inclusão do aluno surdo. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho desenvolve algumas considerações e reflexões acerca da implementação das políticas educacionais para a inclusão do aluno surdo na escola. Salientamos que através da filosofia bilíngue os surdos podem incluir-se plenamente na sociedade, desenvolvendo suas habilidades como qualquer outro sujeito e, também qual a melhor forma de inseri-los nas escolas efetivando uma educação de qualidade, atendendo as suas necessidades e particularidades. Em vista disso, esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância da educação bilíngue na inclusão do aluno surdo na escola, justifica-se por compreender que aluno Surdo tem direito a aprender à LIBRAS como uma forma legítima e democrática de inclusão social e educacional, e assim, promover sua inclusão de forma completa na sociedade. A respeito da metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual inclui obras já publicadas como: livros, artigos acadêmicos e dissertações de mestrado, como os trabalhos dos seguintes autores: Karnopp & Quadros (2007), Albres (2005), Strobel (2008), Souza (2015), Goldfeld (2002), Silva(2012). A partir dessa pesquisa, foi possível constatar que a metodologia bilíngue precisa de fato ser inserida na escola regular, pois esse suporte é necessário na efetivação do ensino e aprendizagem dos surdos. A função do bilinguismo é proporcionar aos sujeitos surdos habilidades que lhe permitam compreender e comunicar-se através da Língua de Sinais, além de ter o domínio da leitura e da escrita da língua do país em que vive. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Marcos Rosendo de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação bilíngue pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.title O papel do bilinguismo na inclusão do aluno surdo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta