Resumo:
O Movimento Hip Hop conquistou os jovens do nosso país e do estado da Paraíba nos anos 1980 com influência afro-americana, refletindo e articulando as discussões sobre direitos humanos. Juntos materializaram uma forma de resistência e luta da juventude contra a violência policial, discriminação racial, desemprego, falta de perspectiva, e a facilidade do contato com o mundo das drogas. Nesse trabalho monográfico estudamos a influencia do movimento Hip Hop norteados pela questão: porque os professores não utilizam as letras de rap como mediação pedagógica? Essa pesquisa tem como objetivo analisar a produção musical da cultura Hip Hop de João Pessoa vendo neste a possibilidade de mediar o processo educacional na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Baptista de Mello. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa empírica, qualitativa, trata-se de um estudo de caso. Como resultado do estudo confirma-se o distanciamento dos docentes em relação a esta manifestação das juventudes
Descrição:
LEITE, Eva Maia. A utilização do hip hop como mediação pedagógica na escola estadual de ensino fundamental e médio professor José Baptista de Mello: possibilidades de mudança na prática docente. 2014. 46f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.