Resumo:
Na atualidade, está havendo uma grande inserção das tecnologias/mídias na escola, isso acontece infelizmente, em muitos casos, não por meio do Estado que deveria ser o financiador dessas ferramentas de grande aporte tanto para o professor quanto para o aluno, o que vem acontecendo é os próprios alunos levarem os aparelhos para a escola, o problema é a forma que esses alunos utilizam essa ferramenta, muitas vezes utilizando apenas para acessar as redes sociais desconhecendo o mundo de possibilidades e aprendizado que pode ser oferecido. Com isso vem se apresentando um grande problema pedagógico de como o professor de escola pública com ferramentas tradicionais pode “concorrer” com esse mundo tecnológico que vem oferecendo grandes possibilidades para o indivíduo/aluno. Esse problema é habitual na maioria das disciplinas, mas quando falamos da física, esse problema é mais exacerbado, primeiro pelo grande desinteresse dos alunos para com a disciplina, segundo pela falta de incentivo que temos pelas matérias de exatas e terceiro pela falta de infraestrutura das escolas. O grande desafio apresentado nessa pesquisa é como relacionar as aulas de física com a utilização de tecnologias, contribuindo na qualidade da educação, melhorando os níveis de aprendizado e promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, evitando com isso os altos números de evasão escolar e reprovações
Descrição:
ANDRADE, Everson Pereira de. O uso das novas tecnologias no ensino de física na escola estadual de ensino fundamental e médio Maria Honorina Santiago. 2014. 35f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.