Resumo:
O presente trabalho aborda a temática do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC´s) relacionadas à expansão da educação a distância (EAD), refletindo na contribuição do processo de ensino e da aprendizagem da língua estrangeira inglês na modalidade do estudo virtual. Tem como objetivo geral investigar o ambiente virtual de aprendizagem MyELT quanto aos processos pedagógicos digitais que são apresentados no tutorial aos participantes do curso My English Online (MEO), oferecido pela CAPES. A pesquisa é de cunho teórico e está embasada em Borba, (2001); Silva (2008); Marques (2008); Mendonça (2009), entre outros. A metodologia aplicada é a documental descritiva, com abordagem qualitativa. O objetivo específico é descrever as etapas do curso de inglês no tutorial através das figuras apresentadas e das orientações associadas que precisam ser seguidas na ferramenta MyELT, para que o cursista tenha condições de concluir o curso a partir da participação contínua nas atividades propostas e nos testes realizados a cada nível de conhecimento a ser atingido. Torna-se evidente que os participantes necessitam de autonomia e determinação para estudar na modalidade a distância uma língua estrangeira no caso, o inglês, são necessários estabelecer tempo e comprometimento na realização das tarefas durante cada etapa do curso. Conclui-se que, por ser um curso autoinstrucional exige do participante motivação e dedicação no estudo para que possa receber o certificado referente a cada nível que foi concluído
Descrição:
BARBOSA, Kátia Surama Fernandes Pereira. As perspectivas para o aprendizado da língua inglesa na modalidade EAD: orientações do tutorial no AVA MYELT. 2014. 47f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.