Resumo:
O estudo aqui apresentado estabelece relações entre a Educação de Campo e a Educação de Jovens e a Adultos. O mesmo tem como objetivo refletir sobre a educação de jovens e adultos campesinos, reconhecendo que a EJA “representa uma dívida social” não reparada para com os que não tiveram acesso e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela. Para a realização desse estudo monográfico realizamos uma revisão bibliográfica e documental, na perspectiva da abordagem qualitativa e exploratória, através do método dedutivo, essencialmente com consulta técnica, dos principais marcos, relacionados ao tema. Os resultados evidenciam que, apesar de todas as dificuldades e problemáticas, pelas quais este ensino vem passando, o Brasil registra avanços consideráveis nas questões que se referem a alfabetização de jovens e adultos, embora continuamos dentro da escola dos países com maior taxa de analfabetos. A educação é o maior e melhor instrumento gestor de mudança, através dela o homem consegue compreender melhor a si mesmo e ao mundo em que vive, dessa forma, a própria educação deve ser a primeira a aceitar e a acompanhar o desenvolvimento e suas especificidades, ou seja, renovar e promover a interação com o novo
Descrição:
FEITOSA, Ana Paula de Carvalho. Educação de jovens e adultos e educação do campo: perspectivas de inclusão social. 2014. 39f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.