dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as condições do acervo e de acesso à biblioteca da E.E.E.F.M. Imaculada Conceição, buscando contribuir com a comunidade escolar no que tange à organização do acervo e funcionamento da biblioteca, bem como incentivando práticas de leitura. Para alcance do objetivo, utilizou-se a coleta de dados através de questionário e observação direta do espaço estudado. A pesquisa, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, caracterizou-se como bibliográfica, documental e pesquisa-ação e, do ponto de vista da forma de abordagem do problema, como quantitativa e qualitativa. Como fundamentação teórica, embasou-se em referenciais como Paulo Freire, Marisa Lajolo, Martins, Isabel Solé e Antunes. Constatou-se que a biblioteca estudada não exercia sua função enquanto espaço de acesso à informação, principalmente, por conta de problemas como ausência de: bibliotecário, organização do acervo, horário de atendimento e empréstimo do acervo. Com a realização das ações propostas, nem todos os problemas prioritários foram solucionados, mas muitos foram minimizados, tornando o espaço vivo, frequentado, exercendo, mesmo que parcialmente, a sua função de acesso à informação |
pt_BR |