Resumo:
Neste trabalho discutimos, a partir dos preceitos da Gramática Reflexiva, questões relacionadas ao trabalho com análise linguística em salas de aula de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental tomando por base as inadequações registradas em textos de alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Baptista de Mello, em João Pessoa. Focamos nossa apreciação em questões de ordem sintática e morfológica (concordância, regência, processo de formação de palavras) mas, também, em outras de ordem fonética e fonológica (coda silábica, nasalização, monotongação). A partir das inadequações constatadas na produção textual desses estudantes (um bilhete) propomos, ainda, algumas atividades pedagógicas amparadas nos princípios da gramática reflexiva
Descrição:
OLIVEIRA, Fernando Alves de. Gramática a serviço das práticas linguísticas: uma proposta de atividades a partir da análise de textos dos alunos. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.