Resumo:
A presente obra descreve um estudo de caso, onde tem como foco, mensurar a motivaçãodos professores para com o sistema de ensino, identificando e medindo assim, o nível de envolvimento e engajamento dos mesmos em suas práticas e atividades, alémde também apontar os fatores que servem de motivação para um melhor desenvolvimento funcional do corpo docente. Através da aplicação de um cronograma de questões e verificando o perfil de cada servidor, foi observado em um âmbito escolar da rede pública estadual da Paraíba, o baixo nível motivacional desses profissionaisdevido à deficiência maior no sistema de recompensase reconhecimento do complexo educacional (órgão administrativo superior competente, gestores diretos escolares e comunidade). A maior causa de insatisfação dos educadores, foi apontadocomoa falta de incentivo e benefícios na forma de recompensa,a sensação de desvinculação do processo educacional,além da capacitação não oferecida pelo órgão ao qual estão subordinados. Com isso constata-se a necessidade de aperfeiçoamentos sobre as políticas governamentais voltadas para área em estudo ( recompensa, infra-estrutura, reconhecimento), bem como uma capacitação dos gestores diretosdo ambiente estudadoem relação à reciclagem de suas maneiras de gerenciamentoe incentivo do seu corpo docente, investindo na satisfação do mesmo
Descrição:
FELIZARDO, Daniel Elias Diniz Mendes. O nível motivacional dos professores do ensino médio de uma escola pública estadual da Paraíba. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.