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Influência do estresse e dos fatores psicológicos na disfunção temporomandibular em professores universitários

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dc.contributor.author Santos, Érika Félix da Silva
dc.date.accessioned 2016-06-13T20:13:37Z
dc.date.available 2016-06-13T20:13:37Z
dc.date.issued 2016-05-16
dc.identifier.other CDD 617.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10045
dc.description SANTOS, É. F. da S. Influência do estresse e dos fatores psicológicos na disfunção temporomandibular em professores universitários. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A Disfunção Temporomandibular (DTM) tem como principais características a dor e os ruídos articulares que comprometem o Sistema Estomatognático (SE) e a qualidade de vida, devido a um desequilíbrio por múltiplos fatores, entre eles, o emocional. O professor universitário passa diariamente por situações de estresse, por isso, enquadra-se num grupo com grandes possibilidades ao desenvolvimento de DTM. Diante do exposto, este projeto objetivou avaliar a prevalência de DTM em docentes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) CAMPUS I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e sua relação com o estresse, identificando sua presença e o grau de severidade, verificando quanto o estresse funciona como fator desencadeante ou mesmo perpetuador das DTMs e investigando o nível de estresse ambiental nestes professores. Foi realizada uma pesquisa de campo do tipo transversal, com técnica de observação direta, envolvendo procedimentos comparativos, estatísticos e descritivos com questionários. O universo foi composto por 241professores do CCBS (n= 80), sendo aplicados o Índice Anamnésico de Fonseca e a Escala de Reajuste Social. Os dados categóricos foram analisados utilizando o software IBM SPSS versão 20.0 e considerando um intervalo de confiança de 95%. Obteve-se como resultado que a média de idade dos docentes foi de 45 anos, 52,4% eram do sexo feminino, 48,8% possuíam titulação de Doutor e 35 % trabalhavam na condição de professor substituto. De acordo com os fatores psicológicos relacionados ao ambiente de trabalho, 90% afirmaram ter bom relacionamento com seus colegas, 88,8% com os alunos e 92,5% com técnicos administrativos. Mais da metade (63,7%) apresentou algum grau de DTM, destes, 51,2% apresentaram o grau leve e 47,5% indicou ausência de crise de estresse. Não houve relação estatisticamente significativa entre estresse e DTM. Obteve-se como conclusão que a maioria dos professores possuiu DTM leve e ausência de crise de estresse. As metas alcançadas foram: contribuições para o diagnóstico precoce de DTM e estresse em professores da UEPB, o aumento do conhecimento dos docentes acerca dos temas abordados, encaminhamento para a clínica da dor ou especialista para tratamento, sugestões de um modelo de tratamento. A presente pesquisa apresentou contribuição para melhorar a qualidade de vida do docente, resultando em oportunidade para que se desperte sobre a importância de programas preventivos e de controle dos impactos físicos e psicológicos do estresse e da DTM no ambiente de trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Estresse psicológico pt_BR
dc.subject Disfunção temporomandibular pt_BR
dc.title Influência do estresse e dos fatores psicológicos na disfunção temporomandibular em professores universitários pt_BR
dc.type Other pt_BR


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