UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência didática sobre o uso dos jogos na construção da aprendizagem dos conteúdos de Biologia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Nathalya Marillya de Andrade
dc.date.accessioned 2016-06-13T20:21:35Z
dc.date.available 2016-06-13T20:21:35Z
dc.date.issued 2016-05-11
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10051
dc.description SILVA, N. M. de A. Relato de experiência didática sobre o uso dos jogos na construção da aprendizagem dos conteúdos de Biologia. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho traz o relato de uma experiência didática desenvolvida no âmbito do Pibid/UEPB/CAPES, cujo objetivo foi analisar o uso dos jogos didáticos na construção da aprendizagem dos conteúdos de biologia. Pretendeu-se elaborar jogos didáticos que auxiliem na compreensão e aprendizagem dos conteúdos de bioquímica relacionados à saúde bem como dos ácidos nucléicos. A intervenção pedagógica teve como objetivo refletir sobre os resultados obtidos a partir da aplicação dessa atividade, a fim de impulsionar novas pesquisas relacionadas ao uso do jogo didático. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre jogos didáticos e sobre os conteúdos específicos abordados nesse estudo. Baseado no lúdico enquanto estratégia de ensino, confeccionamos dois jogos de tabuleiro: o primeiro intitulado “A Bioquímica da Saúde” o qual abordou o diabetes, a aterosclerose, a obesidade e os prejuízos causados pelo sedentarismo, enfim sobre a bioquímica relacionada à saúde de uma maneira geral e o segundo jogo “DNA e RNA: Seu Código” o qual explorou o tema referente à estrutura e função dos ácidos nucléicos; os jogos foram produzidos levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentavam em relação ao aprendizado desses conceitos, dificuldades essas que foram percebidas pelos bolsistas durante um mês de observação das aulas de biologia das salas D, F e G do 1º ano médio da E.E.E.F.M. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande/PB. Em uma abordagem qualitativa foi explorado um plano de ação, com uma proposta flexível cujos procedimentos adotados examinavam todo o contexto e interagia com os participantes, o instrumento de coleta de dados caracterizava-se por questões abertas e flexíveis explorando a interação pesquisador-entrevistado ao término do jogo: questões em forma de palavras cruzadas sobre a temática do tabuleiro, para analisar o desenvolvimento do conhecimento pelos alunos, em seguida foi proposto a cada aluno desenvolver um pequeno texto, seguindo a um questionário-roteiro. A análise de dados foi interpretativa e descritiva com ênfase na análise de conteúdo e os resultados obtidos foram situacionais e limitados ao contexto. Esse trabalho nos mostra que o jogo didático é um instrumento importante no ensino e na construção do aprendizado por tratar de forma dinâmica e divertida de conteúdos mais difíceis. Sua eficiência no processo de aprendizagem foi facilmente observada durante a aplicabilidade do jogo, e depois confirmada nas citações feitas por alunos e professores na produção de seus comentários. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Metodologia inovadora pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.title Relato de experiência didática sobre o uso dos jogos na construção da aprendizagem dos conteúdos de Biologia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta