Resumo:
INTRODUÇÃO: Nos dias atuais, as alterações posturais são consideradas como um sério problema de saúde pública. Estes problemas surgem na fase escolar, quando os indivíduos começam a carregar os materiais escolares de forma inadequada, gerando agravos na coluna vertebral precocemente. Considerando que as alterações posturais predispõem à condições degenerativas da coluna vertebral, torna-se necessário estabelecer mecanismo de intervenção como meio profilático. OBJETIVO: Identificar as alterações posturais em estudantes de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) que utilizam bolsas. METODOLOGIA: tratou-se de um estudo do tipo transversal, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa, com amostra do tipo não probabilística, composto por 35 estudantes. Os dados foram coletados através da aplicação de uma ficha de avaliação postural e foram analisados por meio de estatística descritiva. Foi utilizado para a construção do banco de dados, o programa IBM SPSS Statistics, versão 20.0. O estudo obteve aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da RESULTADOS: UEPB (CAAE 55478616.9.0000.5187). Foram encontradas alterações posturais nos estudantes, principalmente em relação a cabeça (65,7%) e os ombros (54,3%), que se encontravam projetadas e desnivelados respectivamente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do que foi exposto, conclui-se que as alterações posturais encontradas nos estudantes avaliados são provenientes de uso inadequado de bolsas e/ou mochilas, como também das práticas posturais destes estudantes.
Descrição:
CHAVES, R. F. Alterações posturais em estudantes de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior (IES) que utilizam bolsas. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.