Resumo:
Desde os primórdios da humanidade a Cartografia tem sido usada como instrumento
para ampliar e delimitar territórios, o que vem ocorrendo até os dias atuais, sendo
suas técnicas usadas por diversas ciências, dentre as quais se destaca a Geografia.
O objetivo desse trabalho é analisar as principais dificuldades enfrentadas por
discentes do curso de Geografia sobre os conhecimentos dos conteúdos de
Cartografia, no âmbito do Curso de Licenciatura Plena de Geografia da UEPB
(Campus III), com intuito de buscar possíveis soluções, sem deixar de enfocar a
importância da Cartografia. Os procedimentos metodológicos usados foram
pesquisa em gabinete e pesquisa de campo, onde foram aplicados 19 questionários
para 6 turmas, sendo 4 do turno tarde e 2 do turno noite, onde se abordou os
conhecimentos cartográficos e as causas do desinteresse por essa disciplina. Foi
levantada a estrutura do Curso de Geografia da UEPB – Campus III – Guarabira,
com seus componentes curriculares e suas linhas de pesquisa e os conteúdos
programáticos de Cartografia Geral e Temática. Os resultados demonstram que na
área da pesquisa a Cartografia tem passado por um processo de desinteresse por
parte dos discentes que, ao longo dos tempos, tem sentido dificuldade em assimilar
os conteúdos programáticos, sendo justificado como maior contribuinte para esse
descaso os cálculos matemáticos, assim como um ensino fundamental e médio mal
feito, onde Cartografia consistia em fazer cópia dos mapas do livro didático; também
são enfocadas como dificuldades as precariedades do ensino público em dispor de
materiais didáticos que facilitem o ensino/aprendizagem. Diante do exposto observase
que a disciplina Cartografia, no âmbito do Curso de Licenciatura Plena em
Geografia da UEPB - Guarabira tem sido vista apenas como um item a mais nos
conteúdos programáticos, e que, apesar de sua importância tem sido deixada de
lado, talvez por não ter sido ensinado na formação de professores de Geografia que
um geógrafo não existe sem um mapa, pois precisamos deles para nos orientar e
delimitar territórios.
Descrição:
NASCIMENTO, M. L. da. S. Dificuldades de assimilação de cartografia: uma análise no curso de
Geografia da UEPB - Campus III, Guarabira - PB. 2011. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.