UEPB - Repositório Digital

Dificuldades de assimilação de cartografia: uma análise no curso de Geografia da UEPB - Campus III, Guarabira - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Maria Luiza da Silva
dc.date.accessioned 2013-07-09T13:52:23Z
dc.date.available 2013-07-09T13:52:23Z
dc.date.issued 2013-07-09
dc.identifier.other CDD 526
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1006
dc.description NASCIMENTO, M. L. da. S. Dificuldades de assimilação de cartografia: uma análise no curso de Geografia da UEPB - Campus III, Guarabira - PB. 2011. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Desde os primórdios da humanidade a Cartografia tem sido usada como instrumento para ampliar e delimitar territórios, o que vem ocorrendo até os dias atuais, sendo suas técnicas usadas por diversas ciências, dentre as quais se destaca a Geografia. O objetivo desse trabalho é analisar as principais dificuldades enfrentadas por discentes do curso de Geografia sobre os conhecimentos dos conteúdos de Cartografia, no âmbito do Curso de Licenciatura Plena de Geografia da UEPB (Campus III), com intuito de buscar possíveis soluções, sem deixar de enfocar a importância da Cartografia. Os procedimentos metodológicos usados foram pesquisa em gabinete e pesquisa de campo, onde foram aplicados 19 questionários para 6 turmas, sendo 4 do turno tarde e 2 do turno noite, onde se abordou os conhecimentos cartográficos e as causas do desinteresse por essa disciplina. Foi levantada a estrutura do Curso de Geografia da UEPB – Campus III – Guarabira, com seus componentes curriculares e suas linhas de pesquisa e os conteúdos programáticos de Cartografia Geral e Temática. Os resultados demonstram que na área da pesquisa a Cartografia tem passado por um processo de desinteresse por parte dos discentes que, ao longo dos tempos, tem sentido dificuldade em assimilar os conteúdos programáticos, sendo justificado como maior contribuinte para esse descaso os cálculos matemáticos, assim como um ensino fundamental e médio mal feito, onde Cartografia consistia em fazer cópia dos mapas do livro didático; também são enfocadas como dificuldades as precariedades do ensino público em dispor de materiais didáticos que facilitem o ensino/aprendizagem. Diante do exposto observase que a disciplina Cartografia, no âmbito do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da UEPB - Guarabira tem sido vista apenas como um item a mais nos conteúdos programáticos, e que, apesar de sua importância tem sido deixada de lado, talvez por não ter sido ensinado na formação de professores de Geografia que um geógrafo não existe sem um mapa, pois precisamos deles para nos orientar e delimitar territórios. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciene Vieira de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cartografia pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title Dificuldades de assimilação de cartografia: uma análise no curso de Geografia da UEPB - Campus III, Guarabira - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta