Resumo:
Este trabalho monográfico foi forjado na minha experiência pedagógica em torno do Ensino de Física, como professor em escola pública, na cidade de Ibiara-PB. Antes da era tecnológica, por volta dos anos 90, alunos e professores tinham poucos instrumentos para a prática de ensino e aprendizagem. Grande parte das nossas escolas não ofereciam boas condições de trabalho para seus professores. Os alunos só tinham seus livros, os quais muitos deles nem este recurso primário estava à sua disposição, o que tornava para muitos desestimulante, ensinar e aprender, tendo apenas como recursos a lousa e o giz. Dessa forma, o aluno tinha apenas uma visão abstrata dos conteúdos, principalmente em relação às disciplinas que necessitam da experimentação para a comprovação de suas teorias, a exemplo, da Física. Atualmente percebe-se, em algumas escolas, que a situação já se mostra bem diferente. As condições de trabalho junto aos alunos mudaram. As escolas estão mais bem estruturadas, quadras para a prática de esportes, melhores salas de aula e o mais importante, as opções didáticas não são mais apenas a lousa e o giz. A implantação de recursos tecnológicos, como: TV, data show e internet, trouxe o mundo para a sala de aula e a construção de laboratórios renovou a relação do Ensino das Ciências com a sua essência, a experimentação. Hoje, o professor tem suporte para promover um ensino de qualidade. O Governo Federal instituiu pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), que tem como finalidade realizar uma reestruturação dos currículos do Ensino Médio brasileiro. Este programa objetiva dar apoio e fortalecer cada vez mais as ideias inovadoras que possam auxiliar no melhor desenvolvimento das escolas quanto ao ensino-aprendizagem de seus alunos. Em 2015, o Governo do Estado da Paraíba investiu cerca de R$16.950.000,00(dezesseis milhões, novecentos e cinquenta mil reais) na compra de Laboratórios de Robótica para 100 escolas de Ensino Médio, com a intenção de dar mais suporte aos professores da área de Ciências Exatas, Ciências da Natureza e Matemática. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como a Robótica Educacional pode ou não auxiliar no ensino-aprendizagem dos alunos em relação ao Ensino de Física, e ainda apontar quais as vantagens e desvantagens oferecidas por essa nova ferramenta de estudo, o Laboratório de Robótica. Um projeto de ensino inovador na escola não tem fim. A cada momento surgem novos equipamentos e ideias que trazem uma maior motivação para a aprendizagem. A pesquisa, caracterizada como experimental e de campo, foi desenvolvida em quatro etapas: aplicação de questionário para colher informações sobre o perfil do aluno e sobre seu ponto de vista em relação ao uso da Robótica nas aulas de Física; aulas teóricas; montagem dos experimentos e aplicação de um segundo questionário para avaliar o rendimento dos alunos participantes da pesquisa. Participaram da pesquisa alunos da 1ª série do Ensino Médio, que, conforme os resultados da pesquisa, mostraram um melhor rendimento em relação a compreensão dos conteúdos aplicados durante o estudo, isso após a utilização da Robótica nas aulas de Física.
Descrição:
BASILIO, J. A. Utilização da Robótica Educacional como alternativa instigadora para o ensino de Física no ensino médio inovador. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.