dc.contributor.author |
Costa, Gilvânia Alfredo da |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-15T11:57:17Z |
|
dc.date.available |
2016-06-15T11:57:17Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 363.728 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10077 |
|
dc.description |
COSTA, G. A. Um estudo sobre a problemática do lixo numa Escola de Ensino Médio de Boa Ventura - PB. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A problemática ambiental abrange uma serie de questões de ordem politica social e econômica, e não apenas de ordem ecológica. Atualmente vem sendo estudado uma busca por inovações no ensino de química, buscando metodologias inovadoras e bem contextualizadas que possam fazer relações da construção de conceitos científicos em sala de aula com o cotidiano do aluno. A educação ambiental tem sido apontada como melhor estratégia para se alcançar uma transformação de hábitos na sociedade a fim de conscientizar as pessoas diante da problemática existente. Para alcançar uma sociedade sustentável é necessário que ensine os princípios básicos de uma sociedade ecologia. Com base nisso, a problemática do lixo vem sendo um dos fatores mais preocupante para a sociedade. Este trabalho apresenta a análise de uma sequencia ensino, dividido em cinco (5) momentos, fundamentada em uma pesquisa ação quanti – qualitativa. Desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Emília Diniz Alvarenga da cidade de Boa Ventura-PB, o percurso metodológico visa contribuir para que os alunos tenham consciência da problemática do lixo, incentivando-os a um posicionamento crítico acerca da situação ambiental na realidade local, buscando promover discussões, comentários e soluções para a problemática existente; características estas fundamentais para uma formação de indivíduos conscientes e críticos. Este trabalho tem a finalidade de vincular uma sequencia de ensino abordando a problemática do lixo urbano ocasionada pelo descarte inadequado desses materiais. Tendo como principal objetivo permitir aos alunos compreender o tema abordado de forma dinâmica e articulada, levando-os a tecer um olhar mais crítico e reflexivo de suas próprias ações e ao mesmo tempo ver-se com agentes de necessárias mudanças na resolução do referido problema. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luciano Lucena Trajano |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Lixo Urbano |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência de Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo sobre a problemática do lixo numa Escola de Ensino Médio de Boa Ventura - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |