UEPB - Repositório Digital

Um estudo sobre a problemática do lixo numa Escola de Ensino Médio de Boa Ventura - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Gilvânia Alfredo da
dc.date.accessioned 2016-06-15T11:57:17Z
dc.date.available 2016-06-15T11:57:17Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other 21. ed. CDD 363.728
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10077
dc.description COSTA, G. A. Um estudo sobre a problemática do lixo numa Escola de Ensino Médio de Boa Ventura - PB. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A problemática ambiental abrange uma serie de questões de ordem politica social e econômica, e não apenas de ordem ecológica. Atualmente vem sendo estudado uma busca por inovações no ensino de química, buscando metodologias inovadoras e bem contextualizadas que possam fazer relações da construção de conceitos científicos em sala de aula com o cotidiano do aluno. A educação ambiental tem sido apontada como melhor estratégia para se alcançar uma transformação de hábitos na sociedade a fim de conscientizar as pessoas diante da problemática existente. Para alcançar uma sociedade sustentável é necessário que ensine os princípios básicos de uma sociedade ecologia. Com base nisso, a problemática do lixo vem sendo um dos fatores mais preocupante para a sociedade. Este trabalho apresenta a análise de uma sequencia ensino, dividido em cinco (5) momentos, fundamentada em uma pesquisa ação quanti – qualitativa. Desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Emília Diniz Alvarenga da cidade de Boa Ventura-PB, o percurso metodológico visa contribuir para que os alunos tenham consciência da problemática do lixo, incentivando-os a um posicionamento crítico acerca da situação ambiental na realidade local, buscando promover discussões, comentários e soluções para a problemática existente; características estas fundamentais para uma formação de indivíduos conscientes e críticos. Este trabalho tem a finalidade de vincular uma sequencia de ensino abordando a problemática do lixo urbano ocasionada pelo descarte inadequado desses materiais. Tendo como principal objetivo permitir aos alunos compreender o tema abordado de forma dinâmica e articulada, levando-os a tecer um olhar mais crítico e reflexivo de suas próprias ações e ao mesmo tempo ver-se com agentes de necessárias mudanças na resolução do referido problema. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciano Lucena Trajano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Lixo Urbano pt_BR
dc.subject Sequência de Ensino pt_BR
dc.title Um estudo sobre a problemática do lixo numa Escola de Ensino Médio de Boa Ventura - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta