UEPB - Repositório Digital

Trajetos de vida, percursos da memória: história de professoras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alianna Batista da
dc.date.accessioned 2016-06-15T14:31:27Z
dc.date.available 2016-06-15T14:31:27Z
dc.date.issued 2016-05-10
dc.identifier.other CDD 907.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10089
dc.description SILVA, A. B. da. Trajetos de vida, percursos da memória: história de professoras. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho se detém ao estudo da temática que envolve a história de vida de mulheres docentes dos anos de 1990 de Campina Grande, com o principal objetivo de compreender, a partir do diálogo entre História e Educação, a trajetória de vida de professoras campinenses através de suas memórias e representações do cotidiano escolar. Propomos articular as discussões entre gênero e docência na História da Educação através do trabalho com memória, prática docente e vida de professoras, uma vez que as experiências vividas reconstroem o passado ao tecer suas representações no presente. Discutimos sobre a história de vida de professoras campinenses a partir do campo da História Cultural, cujos conceitos trabalhados foram memória, representações, práticas culturais, identidade, gênero e educação, tendo como auxílio as principais contribuições teóricas de Chatier citado por Barros (2005), Certeau (2008), Hall (2006), Nora (1993), Foucault (2012) e Pedro (2005). A metodologia abordada foi a história oral temática, utilizando a trajetória destas docentes no contexto educacional. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas professoras da disciplina de História do ensino básico da rede pública da cidade de Campina Grande, valorizando a importância destas discussões no campo da historiografia ao perceber, compreender e interpretar os sentidos que cercam as invenções culturais e sociais, em suas transformações, rupturas e continuidades no contexto histórico na percepção das subjetividades das mulheres docentes. Portanto, a perspectiva de relatos de vida de mulheres e sua relação com a docência proporcionam reflexões em torno de estudos e análises direcionadas para diversas formas de conhecimento na dinâmica da História. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Mulher pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Representatividade pt_BR
dc.title Trajetos de vida, percursos da memória: história de professoras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta