UEPB - Repositório Digital

A fotografia como espaço de ensinar: memória e história do cotidiano de Lampião

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, Marcia Cristina da Silva
dc.date.accessioned 2016-06-15T14:32:37Z
dc.date.available 2016-06-15T14:32:37Z
dc.date.issued 2016-05-30
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10091
dc.description DANTAS, M. C. da S. A fotografia como espaço de ensinar: memória e história do cotidiano de Lampião. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O artigo tem como tema o ensino de história através de recursos iconográficos, com o objetivo principal de promover a viabilidade da utilização da iconografia, neste caso a fotográfica, como recurso facilitador ao ensino da história. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa a partir da revisão bibliográfica e iconográfica por meio de fotografias do cotidiano de Lampião, suas vivências e práticas culturais, enquanto personagem histórico importante a ser estudado, de modo que tais estudos atestam a relevância da utilização destas fotografias no ensino da história em sala de aula, especificamente na educação básica, escopo deste artigo. O objetivo geral da nossa proposta foi analisar como a fotografia sobre o cotidiano e vivencias de Lampião, possibilita uma outra visão do cangaceiro à luz de suas práticas culturais. Para fundamentação teórica, foram relevados os estudos de representação, memória, história cultural, métodos iconográficos propostos por Chartier (1987), Ferro (1978), Hobsbawm (1975), Burke (2004), Le Goff (1984), Pesavento (2008), Bittencourt (2008) e Mello (2010), respaldando assim, a estrutura deste trabalho no que tange à afirmação da utilização da fotografia e sua significância como recurso metodológico aceitável ao ensino da história. Em um ambiente onde especula-se que a disciplina de história é decorativa, enfadonha e que desperta pouco interesse nos alunos, a utilização da representação fotográfica pode ser apresentada como uma alternativa de ensino atrativo que desperta o empenho e curiosidade pela aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Fotografia pt_BR
dc.subject Lampião pt_BR
dc.title A fotografia como espaço de ensinar: memória e história do cotidiano de Lampião pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta