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O presente trabalho oferece um entendimento do Eu a partir da relação de encontro intersubjetivo com o Outro, isso na concepção filosófica de Emmanuel Levinas, a partir do ensino de filosofia. O filósofo contemporâneo apresenta uma compreensão do Eu no processo de construção e de encontro com o Outro e na descoberta do Outro como o Outro. Destaca-se, desta forma, a suma importância do Outro para a construção existencial do Eu existente. Temos, pois, um discurso sobre a alteridade, ou seja, de relações intersubjetivas alicerçadas no entendimento do Eu com o Outro a partir do encontro. Um termo particular, nesta compreensão do Eu, é o Rosto: termo preciso e decisivo, que traduz o Outro, mas o Outro em sua infinição e na expressão de alteridade sociável e de entendimento recíproco com o Eu que se percebe como tal. O Rosto do Outro é o que direciona, orienta e aponta novos caminhos educacionais. O Rosto fala ao Eu-educador, e com isso proporciona um encontro animador. Pois, sem o Outro-educando o Eu-educador perderia toda a potencialidade criativa do ensinar, e ao mesmo tempo de aprender. |
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