dc.contributor.author |
Lira, Ana Paula de Brito |
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dc.date.accessioned |
2016-06-15T15:11:11Z |
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dc.date.available |
2016-06-15T15:11:11Z |
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dc.date.issued |
2016-05-25 |
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dc.identifier.other |
CDD 100 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10114 |
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dc.description |
LIRA, A. P. de B. O conceito de emancipação humana na perspectiva de Theodor Adorno e Ivo Tonet. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho expõe as concepções de emancipação humana de dois autores; Theodor Adorno e Ivo Tonet. O trabalho foi realizado mediante leitura das obras Educação e Emancipação de Theodor Adorno e Educação, Cidadania e Emancipação Humana de Ivo Tonet. Esses autores se mostram preocupados com a situação social de seu tempo e buscam entender os pressupostos sociais que a sustenta. Adorno apresenta a ideia de emancipação humana por meio da cidadania e da democracia, fortalecidas através das lutas sociais. Tonet defende a ideia de que a cidadania e a democracia não dá conta da emancipação humana, que é no máximo emancipação Política, oriunda da sociedade capitalista. O seu estudo sobre emancipação humana, parte da perspectiva da ontologia do ser social de Marx, que se preocupa com a autoconstrução humana, através do trabalho associado, que consiste na livre associação dos homens para produzirem os bens a serem consumidos em comum. Ao final desse estudo apresentaremos a convergências e as divergências entre os autores e os caminhos da educação que de fato possa emancipar o ser humano. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Valmir Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Emancipação humana |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.title |
O conceito de emancipação humana na perspectiva de Theodor Adorno e Ivo Tonet |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |