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O artigo em questão é um estudo acerca da utilização da literatura no ensino de
História. Para tanto, baseia-se na obra literária O Tempo envelhece depressa, do
escritor italiano Antonio Tabucchi. A proposta é compreender que o ensino de
História pode ser dinâmico e reflexivo quando dialoga com a literatura. O artigo tem
como objetivo geral mostrar as contribuições que esta obra literária oferece para o
ensino de História e para a compreensão de mundo dos alunos. Nesta pesquisa,
foram trabalhados conceitos como tempo, memória e velhice. A partir de autores
como Halbwachs (2003) e Simson (2000), foi possível discutir o que é a memória e
os dilemas que ela enfrenta na atualidade. Barros (2011), Reis (1994) e Beauvoir
(1990) trouxeram compreensões a respeito da complexa noção do tempo e da
velhice, contribuindo, assim, para tornar a discussão destes conceitos possível nas
aulas de História, quer sejam do ensino fundamental, quer sejam do ensino médio. A
pesquisa foi desenvolvida por meio da leitura de autores literários, historiadores,
sociólogos e educadores. Dessa forma, trata-se de um artigo inteiramente
bibliográfico, que analisa os conflitos entre História e Literatura no campo
historiográfico. Além disso, oferece noções de tempo, memória e velhice tendo como
suporte a obra O Tempo envelhece depressa, bem como apresenta o ensino de
História e suas novas fontes e metodologias, entre as quais se destaca o fazer
literário. |
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