dc.contributor.author |
Costa, Gilmara Pereira da |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-20T10:37:30Z |
|
dc.date.available |
2016-06-20T10:37:30Z |
|
dc.date.issued |
2016-06-10 |
|
dc.identifier.other |
CDD 401.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10139 |
|
dc.description |
COSTA, G. P. da. O poder do discurso na canção "Geni e o Zepelim" de Chico Buarque e no conto "Bola de Sebo" de Guy de Maupassant. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo compreender como o poder é exercido através do discurso ao ponto de manipular o ser humano. Adotamos, como objeto de estudo, a canção “Geni e o Zepelim” (1977-78) de Chico Buarque de Holanda e o conto Bola de Sebo (1880), do escritor francês Guy de Maupassant. Ambas narrativas levam a refletir sobre o preconceito, o autoritarismo e a manipulação da burguesia com a classe oprimida. Geni e Bola de sebo são repudiadas pela sociedade, até surgir um comandante em um “enorme zepelim” e um soldado prussiano, ambos interessados numa noite de prazer com as donzelas. Diante o perigo, a sociedade implora pela salvação, alicia as “heroínas” com um discurso persuasivo e de interesse próprio. Clama para que as donzelas cedam aos caprichos do comandante do zepelim/soldado prussiano, mesmo contra sua vontade. Tanto a música como o conto fazem uma feroz crítica à sociedade capitalista, na qual as pessoas são divididas por classes. Como base teórica, tomou-se o filosofo francês Michel Foucault e o alemão Theodor W. Adorno. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rômulo César de Araújo Lima |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Poder |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso persuasivo |
pt_BR |
dc.subject |
Manipulação |
pt_BR |
dc.title |
O poder do discurso na canção "Geni e o Zepelim" de Chico Buarque e no conto "Bola de Sebo" de Guy de Maupassant |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |