Resumo:
A complexidade de alguns temas abordados em sala de aula - principalmente no ensino de biologia, por ter como base, o estudo de unidades microscópicas– dificulta a aprendizagem e muitas vezes a impedem de ocorrer, fazendo com que os alunos se rendam ao velho “decoreba” para obtenção de uma “boa” nota em uma avaliação. Novas tecnologias podem facilitar o percurso metodológico para que de fato ocorra a aprendizagem. Através de sons e imagens os recursos midiáticos fazem com que os alunos possam ver e ouvir o que a teoria tenta explicar, trata-se da construção de uma representação mental associando teoria a realidade. As animações STOP MOTION consistem em uma técnica de animação onde um produtor a partir de uma sequência de fotos unidas digitalmente, produz um movimento (vídeo). Neste trabalho relatamos a experiência didática realizada com a turma do 3º ano do ensino médio da escola estadual Elpídio de Almeida em Campina Grande-PB, como uma das ações desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Como não é intenção desta, revogar a teoria, e adotar apenas as novas tecnologias como ferramentas metodológicas, durante a construção da metodologia um minicurso teórico sobre o tema Câncer foi ministrado tornando as animações um complemento à teoria. Mediante o uso da ferramenta midiática STOP MOTIONos alunos representaramo desenvolvimento de uma célula cancerígena e discutiram sobre os pontos positivos e negativos da técnica utilizada como facilitadora da aprendizagem.
Descrição:
NASCIMENTO, J. M. Stop Motion como estratégia metodológica aplicada ao ensino de Biologia: Relato de experiência didática no âmbito do PIBID. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.