Resumo:
Um dos grandes desafios da educação do Ensino Fundamental no Brasil consiste em promover a permanência e aprendizagem dos alunos nas escolas bem como diminuir a reprovação nesses anos escolares. A emenda constitucional 59/2009 ajustou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tornando obrigatória e gratuita a Educação Básica dos 5 aos 17 anos e a universalização do Ensino Médio para a faixa etária de 15 a 17 anos, sendo impulsionada pela Lei 12.796/2013. É importante superar a postura “cientificista” que o ensino de ciências apresentou por muito tempo. O surgimento dos movimentos “Alfabetização Científica” e “Ciência Para Todos” auxiliaram neste processo. Com o intuito de fornecer “escola para todos”, passou-se a relacionar os conteúdos do ensino de ciências ao cotidiano e à experiência do aluno que exigiu novas compreensões do mundo, suas relações e demandas sociais. A pertinência deste relato encontra-se no conhecimento adquirido durante o estágio curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em uma vivência no Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo. Para os licenciados o estágio serve como um campo de conhecimento que envolve a observação, questionamentos e propostas de intervenções. Desta forma este processo propicia a oportunidade para relacionar teoria e prática com a realidade do cotidiano escolar.
Descrição:
RODRIGUES, G. O. Estágio Supervisionado em Ciências: Um relato de experiência. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.