Resumo:
Esta monografia é um relato da experiência vivenciada no estágio supervisionado em Psicologia Educacional Escolar, realizado numa escola pública de ensino fundamental na cidade de Campina Grande-PB. As intervenções e ações desenvolvidas foram ancoradas no objetivo de observar, refletir e compreender as concepções e as práticas dos atores escolares frente à produção da Queixa Escolar(QE) e embasadas nos pressupostos teóricos da Psicologia Educacional Escolar Crítica. Foram utilizadas vinte horas semanais, se ndo doze horas para atividades na instituição e oito horas nos encontros regulares para supervisão e acompanhamento teórico-prático, discussão, orientação e reavaliação das atividades,perfazendo um total de duzentas e quarenta e cinco horas. O estágio teve como referência procedimental frente à queixa escolar a metodologia expressa no PAIQUE – Procedimentos de Avaliação das Queixas Escolares e Níveis de Intervenção (NEVES, 2011), que inclui na análise da queixa intervenções com a escola, família e aluno. Os resultados ratificam a emergência de profunda reformulação no sistema educacional, priorizando o professor, que se vê obrigado à dupla e tripla jornada de trabalho, em detrimento da prática pedagógica, e atribui as dificuldades de aprendizagem como consequência do contexto sociofamiliar, culpabilizando o aluno sem se implicar no processo. Constatou-se a expectativa do imaginário docente de que o psicólogo faça atendimentos clínicos-terapêuticos e individuais para transformá-los em crianças obedientes e cumpridores de regras, desconsiderando os determinantes contextuais e subjetivos.
Descrição:
RIOS, M. C. P. Adentrando o universo escolar: relato de experiência do Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional/Escolar. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.