Resumo:
O estágio é uma parte fundamental na formação do futuro educador. É o momento de por em
prática tudo que foi visto na teoria através da disciplina Prática Pedagógica. É a hora de entrar
em contato com a realidade do professor. O presente trabalho busca relatar a importância do
estágio supervisionado para a formação de futuros educadores, vendo este como uma ponte de
ligação entre o estagiário e seu futuro local de trabalho, ou seja, entre a teoria e a prática, e
aina procura investigar como se da o ensino da geografia na educação de ensino médio na
escola pública, especificamente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Monsenhor Emiliano de Cristo, localizada no município de Guarabira – PB. A metodologia
utilizada para a elaboração deste trabalho foi o levantamento bibliográfico e pesquisa em
campo durante a realização do estágio supervisionado, no qual pôde-se observar o cotidiano
do professor, suas metodologias, os recursos didáticos que este utilizou e, observamos
também se havia planejamento para a realização das aulas. Por outro lado observou-se
também o comportamento dos alunos, e de que maneira estes participavam das aulas. Notou-
se que apesar de um esforço do professor em sair de uma aula tradicional, este se deparava
com os problemas que a escola enfrenta, como a falta de infra-estrutura e alguns recursos
didáticos, que interferem na relação ensino-aprendizagem.
Descrição:
COSTA, E. P. S. O estágio supervisionado como ferramenta de
aproximação entre teoria e prática: estudo de caso
na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Monsenhor Emiliano de Cristo – Guarabira – PB. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.