dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é discutir a apropriação da Literatura de Cordel como ferramenta a serviço do ensino da Geografia, em particular sobre a ótica do estudo do meio ambiente e sua degradação, a partir da experiência dos alunos participantes do PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto de Geografia. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvida no âmbito do citado projeto, desenvolvido a partir da utilização do Cordel como ferramenta para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia, na turma do 2º ano A, do Curso Técnico em Eventos oferecido pela Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, Campina Grande, PB. A Literatura de Cordel visou promover a construção e reconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar relacionados à questão ambiental, a partir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as diversas escalas geográficas. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas, inserindo o Cordel na execução do programa da disciplina efetuada pelo professor titular. Ficou evidenciado que a inserção da literatura popular tem a capacidade de quebrar barreiras, assim abrindo horizontes na imaginação dos alunos, conscientizando-os sobre o processo devastador que vem sofrendo o meio ambiente. Nesta perspectiva, o trabalho lúdico desenvolveu a percepção, a escrita e a oralidade, além de despertar o interesse pela disciplina de Geografia, sobre a qual deve ser acrescida de uma carga crítica e reflexiva, a fim de possibilitar o diagnóstico do mundo e do espaço vivido e modificado através da leitura e interpretação do Cordel. |
pt_BR |