dc.description.abstract |
A Geografia é uma ciência que permite a compreensão da sociedade e sua relação com a natureza. Enquanto disciplina, deve despertar no aluno a curiosidade de interpretar a realidade vivenciada relacionando ao conteúdo visto em sala de aula, de forma crítica e reflexiva. Nesta ótica, o presente artigo tem por finalidade analisar o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia em turmas do 9º Ano, no turno da tarde, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Rodrigues de Lima, Baraúna – PB. Ressaltam-se os possíveis fatores que levam ao desinteresse discente e o desafio docente em buscar meios que atendam as exigências do ensino contemporâneo, tornando-o mais atrativo e interessante. Para a realização da pesquisa, primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica buscando um suporte teórico e, em seguida, foram aplicados questionários com doze alunos e o professor de Geografia correspondente. A análise dos dados levantados permitiu repensar sobre a relação entre professor e aluno, de modo que ambas as partes reflitam sobre seus papéis, obtendo resultados favoráveis para a educação. Assim, pode se adquirir novas alternativas para tornar o ensino inovador e mais proveitoso. |
pt_BR |