UEPB - Repositório Digital

Análise do processo ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia na escola municipal de Baraúna - RN

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Adenilsa da
dc.date.accessioned 2016-06-20T16:23:37Z
dc.date.available 2016-06-20T16:23:37Z
dc.date.issued 2016-05-18
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10217
dc.description SILVA, A. da. Análise do processo ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia na escola municipal de Baraúna - RN. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A Geografia é uma ciência que permite a compreensão da sociedade e sua relação com a natureza. Enquanto disciplina, deve despertar no aluno a curiosidade de interpretar a realidade vivenciada relacionando ao conteúdo visto em sala de aula, de forma crítica e reflexiva. Nesta ótica, o presente artigo tem por finalidade analisar o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia em turmas do 9º Ano, no turno da tarde, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Rodrigues de Lima, Baraúna – PB. Ressaltam-se os possíveis fatores que levam ao desinteresse discente e o desafio docente em buscar meios que atendam as exigências do ensino contemporâneo, tornando-o mais atrativo e interessante. Para a realização da pesquisa, primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica buscando um suporte teórico e, em seguida, foram aplicados questionários com doze alunos e o professor de Geografia correspondente. A análise dos dados levantados permitiu repensar sobre a relação entre professor e aluno, de modo que ambas as partes reflitam sobre seus papéis, obtendo resultados favoráveis para a educação. Assim, pode se adquirir novas alternativas para tornar o ensino inovador e mais proveitoso. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Joana d'Arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Análise do processo ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia na escola municipal de Baraúna - RN pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta