Resumo:
No cotidiano educacional, tendo em vista o atual momento de crescimento das novas tecnologias,
percebe-se que numa constante os sujeitos são bombardeados de informações em todos os
sentidos, isto referente à era digital, quando as tecnologias da informação e comunicação estão em
alta e em constante transformação, então a ciência e a tecnologia estão interligadas, ultrapassando
barreiras. A escola é um espaço de formação do sujeito e não pode ficar a margem do processo
dinâmico da sociedade, por isso o profissional da educação tem um papel preponderante no
contexto, no entanto, constata-se que a escola não está acompanhando o ritmo acelerado do
desenvolvimento científico e tecnológico, a mesma está caminhando a passos lentos. Em tal caso,
observa-se que há a inserção de computadores nas escolas, mas que a sua utilização não é
realizada de forma satisfatória e didaticamente adequada, visto que tais equipamentos são
inseridos frequentemente em salas minúsculas, afirmando que a escola está informatizada, sem o
devido preparo de que vi usá-los. Cabe então aos professores uma nova tarefa e novo desafio, a
atualização e preparação para o uso dessa ferramenta, que vem sendo discutida e de extrema
utilidade para o mundo contemporâneo e já se incorporando na prática pedagógica. Fica evidente
que o professor não será substituído pela máquina, pois não é a tecnologia o fator de ruptura da
relação humana entre o professor e o aluno. Mas com a implantação das novas tecnologias, haverá
um recurso a mais para acelerar e mudar o ritmo do processo ensino/aprendizagem porque através
da informática se articula as diferentes formas e as informações que chegam constantemente. O
professor poderá romper com a metodologia de ensino tradicional, tornando as aulas mais
dinâmicas e menos enfadonhas para o aprendente, o que se torna uma tarefa a mais para esse
profissional. É um novo momento para o educador, que estabelece estratégias, cria e entende
novas linguagens, fortalece novas relações. É sabido que problemas enfrentados por alunos no que
se refere à área das ciências exatas, é que a maioria dos fenômenos acontece em nível
microscópico, onde o aluno não consegue ter uma análise sensorial sobre tais fenômenos, diante
do exposto deu-se a iniciativa para o desenvolvimento deste projeto, onde a metodologia usada foi
um estudo de caso realizado através de observações feitas em sala de aula com alunos do ensino
médio da escola estadual Levi Olímpio Ferreira, localizada no município de São Bentinho-PB, em
que podemos observar algumas dificuldades destes educandos na compreensão de alguns
conteúdos principalmente nas áreas exatas, os discentes se mostravam mais atenciosos às aulas
quando professores utilizavam algum recurso tecnológico em sua aula. Pretende-se investigar se
os professores acreditam que a utilização dos recursos tecnológicos pode contribuir para uma aula
dinâmica e menos enfadonha. Tendo como os principais teóricos Nanni 2004 e David Ausebel e
os documentos que norteiam o ensino médio, os PCNEM”s e PCN+ 2002.
Descrição:
ROSADO, Rafaela Karla Trigueiro. O uso dos recursos tecnológicos como ferramenta didático pedagógica no ensino de Ciências. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]