Resumo:
Na perspectiva do memorial de formação, os professores passam a ser encarados como
sujeitos ativos do processo de produção de conhecimento, e essa produção começam no
registro de suas memórias, de suas expectativas, de suas boas e más ideias, de suas trocas com outros professores. A vivência do estágio assume caráter essencial para o professor em formação no sentido de mostrar que teoria e prática não são independentes.
São grandes as diferenças entre o ingressante do curso de Letras e o estudante de quarto ano, e o estágio desempenha papel fundamental no processo de formação e de avaliação dos objetivos do profissional docente. As disciplinas de estágio nos fazem rever tudo o que
pensamos já saber sobre “dar aula”, e fica a certeza de que de fato boa vontade é uma coisa,
compromisso com reflexão e emancipação intelectual é outra. O professor em exercício também ganha com a inserção do aluno de graduação, que traz uma visão que só o olhar externo pode dar a respeito das contradições de sua prática. Do estágio em Ensino Fundamental tira-se que a prática docente consciente de seus objetivos é essencial
para romper com o ciclo orquestrado de ação e reação que se dá em sala de aula, reduzindo o processo de ensino-aprendizagem a um mero cumprir de papéis.
Descrição:
SOUZA, Maria Eugênia Oliveira de Lima. Relatório final de estágio supervisionado IV. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]