Resumo:
A leitura é meio pelo qual todos nós desenvolvemos melhores habilidades, seja na escrita, na comunicação, ao lidar com as pessoas que estão a nossa volta. O Brasil é um dos países que apresenta níveis baixos de leitura fazendo com que a taxa de alfabetização seja grande, hoje temos uma abundância de livros, revistas, jornais disponíveis com vastos conhecimentos ao nosso alcance só baste reservamos tempo para tirar proveito dessas publicações.
Nos tempos atuais a sociedade, principalmente a educação escolar, está diante do grande desafio, que é formar cidadãos leitores e interpretes que de fato é uma necessidade constante no processo ensino e aprendizagem. Tendo em vista que esse processo é um meio de todos conquistarem seu lugar junto à sociedade, vivendo assim seus direitos e rompendo as barreiras. O estudo está organizado em três secções, iniciando-se com um levantamento da realidade da leitura na escola campo de estudo Em seguida tratamos da fundamentação teórica da leitura na Educação básica. A terceira secção reporta-se a pesquisa de campo, seus avanços e resultados gerais. O principal autor que norteou o estudo foi Vygotsky (1991) que embasou essa revisão literária e incentivou a prática para a obtenção do conhecimento.
Descrição:
SOUSA, Maria Lúcia Gomes de. Sala de aula: leitura e escrita na E.E.E.F. Chagas Soares. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]