UEPB - Repositório Digital

As relações interpessoais e a aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pinto, Maria de Fátima Roque
dc.date.accessioned 2016-06-28T17:07:33Z
dc.date.available 2016-06-28T17:07:33Z
dc.date.issued 2014-11-22
dc.identifier.other CDD 371.102 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10249
dc.description PINTO, Maria de Fátima Roque. As relações interpessoais e a aprendizagem. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa apresenta a importância das relações interpessoais na escola e como estas favorecem a aprendizagem dos alunos quando mediada pelos docentes de forma positiva. Assim buscou-se nessa pesquisa mostrar como esses relacionamentos que acontecem no cotidiano escolar em especial na sala de aula servem de base para a construção de trabalho consciente que visa despertar a cooperação entre os envolvidos - alunos, professores e outros colaboradores do processo ensino aprendizagem, tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento de crianças nas series iniciais, destacando o papel das relações interpessoais no contexto escolar. O estudo das relações interpessoais pode mostrar como a aprendizagem acontece através da troca de conhecimentos e da diversidade cultural existente nessas relações. Dessa forma a escola cumpre um importante papel no desenvolvimento social, pois busca a construção de valores e ideais baseados a partir da realidade de seus alunos. E o professor atua como facilitador no processo de aprendizagem. A pesquisa se baseia em um estudo bibliográfico onde destacamos os fundamentos de Vygotsky, Antunes, Rogers, Freire entre outros. Estudo bibliográfico para Macedo (1994, p.13) trata-se do primeiro passo em qualquer tipo de pesquisa científica, com o fim de revisar a literatura existente, e não redundar o tema de estudo. Enfim, espera-se que essa pesquisa sirva como mais um subsídio que possa ser utilizada na construção de um referencial teórico que venha trazer conhecimentos sobre as relações interpessoais no contexto pedagógico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regimênia Maria B. de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Relação interpessoal pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Relacionamento pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.title As relações interpessoais e a aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta