dc.contributor.author |
Pinto, Maria de Fátima Roque |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-28T17:07:33Z |
|
dc.date.available |
2016-06-28T17:07:33Z |
|
dc.date.issued |
2014-11-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.102 3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10249 |
|
dc.description |
PINTO, Maria de Fátima Roque. As relações interpessoais e a aprendizagem. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa apresenta a importância das relações interpessoais na escola e como estas favorecem a aprendizagem dos alunos quando mediada pelos docentes de forma positiva. Assim buscou-se nessa pesquisa mostrar como esses relacionamentos que acontecem no cotidiano escolar em especial na sala de aula servem de base para a construção de trabalho consciente que visa despertar a cooperação entre os envolvidos - alunos, professores e outros colaboradores do processo ensino aprendizagem, tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento de crianças nas series iniciais, destacando o papel das relações interpessoais no contexto escolar. O estudo das relações interpessoais pode mostrar como a aprendizagem acontece através da troca de conhecimentos e da diversidade cultural existente nessas relações. Dessa forma a escola cumpre um importante papel no desenvolvimento social, pois busca a construção de valores e ideais baseados a partir da realidade de seus alunos. E o professor atua como facilitador no processo de aprendizagem. A pesquisa se baseia em um estudo bibliográfico onde destacamos os fundamentos de Vygotsky, Antunes, Rogers, Freire entre outros. Estudo bibliográfico para Macedo (1994, p.13) trata-se do primeiro passo em qualquer tipo de pesquisa científica, com o fim de revisar a literatura existente, e não redundar o tema de estudo. Enfim, espera-se que essa pesquisa sirva como mais um subsídio que possa ser utilizada na construção de um referencial teórico que venha trazer conhecimentos sobre as relações interpessoais no contexto pedagógico. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Regimênia Maria B. de Carvalho |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Relação interpessoal |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Relacionamento |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.title |
As relações interpessoais e a aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |