UEPB - Repositório Digital

Os impasses da avaliação no processo ensino aprendizagem em turmas do 1º ano do Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Holanda, Maria do Socorro Vieira
dc.date.accessioned 2016-06-29T15:53:46Z
dc.date.available 2016-06-29T15:53:46Z
dc.date.issued 2014-05-17
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10262
dc.description HOLANDA, Maria do Socorro Vieira. Os impasses da avaliação no processo ensino aprendizagem em turmas do 1º ano do Ensino Médio. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A educação no Brasil apresentou avanços consideráveis nas últimas décadas, porém o processo avaliativo ainda é um desafio para os professores. Esse processo é dividido em tipos distintos: diagnóstica que visa constatar/sondar interesses e necessidades educacionais dos alunos; a formativa que possui a função corretiva ou de controle parcial/final e a somativa considerada classificatória ou tradicional. Esse trabalho tem como objetivo central diagnosticar como vem sendo trabalhada a avaliação entre os professores e alunos na disciplina de geografia para alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Enéas Leite, na cidade de Santa Inês/PB. A metodologia aplicada foi a de pesquisa exploratória (estudo de caso), tendo como método de procedimento o analítico descritivo de natureza qualiquantitativa. As etapas para realização dessa pesquisa se constituem de: levantamentos de dados, discussão dos resultados da pesquisa. Essa pesquisa se desenvolveu por intermédio de questionários abertos aplicados aos alunos do primeiro ano do ensino médio na disciplina de geografia e aos professores que lecionam n a referida turma no município acima citado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alberto Edvanildo Sobreira Coura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Educação na Paraíba pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Os impasses da avaliação no processo ensino aprendizagem em turmas do 1º ano do Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta