dc.description.abstract |
As expressões sexuais dos pré-adolescentes podem causar certo desconforto aos
professores, uma vez que muitos deles não se consideram aptos, já que os
mesmos tem pouco conhecimento na área da sexualidade ou até mesmo
demonstram limitações pessoais para fazer uma intervenção assertiva diante
destas situações. Uma intervenção adequada seria fundamental para a formação
dos pré-adolescentes, se ela não ocorre pode-se deixar a desejar as metas
pedagógicas diante desses alunos. Esse trabalho vai realizar uma discursão acerca
das expressões da sexualidade dos alunos em sala de aula, partindo de algumas
leituras realizadas como Lourenço; Queiroz (2010), Brasil (2008), Nunes (2012),
Sayão (1997), Furlani; Lisboa (2004), para conhecer e entender melhor sobre o
tema da sexualidade na educação. Esse artigo tem como objetivo sugerir uma
reflexão acerca da formação sexual e acadêmica do professor e sua influência na
sexualidade dos pré-adolescentes em sala de aula. Esse trabalho tem como
metodologia uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, analítica, entendido como o ato
de buscar informações necessárias em livros, revistas e materiais eletrônicos, para
desenvolver sua teoria, junto aos autores que estudam e discutem o assunto. Os
resultados encontrados nos mostra que o professor no que se diz respeito à
sexualidade tem consciência de quanto é importante para os alunos, porém, eles
encontram desafios seja pessoais ou profissionais, sendo assim, fica claro o quanto
é significativo que o professore receba na sua formação o preparo necessário para
se trabalhar a temática, podendo assim realizar um trabalho consciente e livre de
preconceitos para os seus alunos. |
pt_BR |