UEPB - Repositório Digital

A relação entre meio social, literatura e leitura em uma escola pública estadual na Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Carvalho, Maria de Fátima Vieira de
dc.date.accessioned 2016-07-04T16:36:33Z
dc.date.available 2016-07-04T16:36:33Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10328
dc.description CARVALHO, Maria de Fátima Vieira de. A relação entre meio social, literatura e leitura em uma escola pública estadual na Paraíba. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Sabemos que a leitura é fundamental na vida das pessoas e que a literatura pode ser uma experiência preciosa ao desenvolvimento desta habilidade. Desde crianças, muitos pais e professores procuram estimular o hábito agradável da leitura. Contudo, algumas vezes, muitas pessoas não têm esta oportunidade e acabam distanciando-se da leitura literária ou criando estereótipos que as afastam. Assim, partindo-se da visão de que muitos professores expõem, dizendo que seus alunos não leem ou não gostam de ler, este trabalho propôs-se a investigar a realidade da prática literária de jovens alunos do segundo ano do ensino médio regular, da cidade de Jacaraú – PB, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alzira Lisboa, para podermos verificar o hábito de leitura desses jovens, procurando saber se registravam a quantidade de livros que liam, buscando-se, portanto, compreender os motivos dos alunos gostarem ou não de ler literatura. Esse estudo foi realizado através de pesquisa de campo, quantitativa e qualitativa, prática e bibliográfica. Tivemos como aporte teórico autores como Kleiman (2007), Lajolo (2002), Soares (2005) e outros que nos nortearam nesse trabalho que nos mostra o inverso: que a maioria da juventude gosta de ler, porém essa maioria ainda lê pouco. Percebemos que muitos desses estudantes apresentam o hábito de ler espontaneamente, tanto a literatura considerada popular, quanto a literatura clássica, chegando a ler até mais de dez livros por ano. Outros, porém, precisam de mais incentivo para iniciar ou aumentar a interação com esse mundo maravilhoso que é a literatura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Juventude pt_BR
dc.title A relação entre meio social, literatura e leitura em uma escola pública estadual na Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta