dc.contributor.author |
Silva, Kátia Rejane da |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-05T10:54:29Z |
|
dc.date.available |
2016-07-05T10:54:29Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-25 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 501.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10344 |
|
dc.description |
SILVA, K. R. O ensino de História da Matemática em uma perspectiva metodológica diferenciada. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma nova metodologia para o ensino da disciplina de História da Matemática, a qual constitui um dos capítulos mais fascinante do conhecimento matemático. O texto apresenta uma breve discussão sobre a implementação da disciplina nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, através de uma análise das Leis de Diretrizes e Bases (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa foi realizada de acordo com os preceitos, de forma qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica e foi concretizada por meio de leitura de livros, trabalhos acadêmicos, textos e pesquisa pela internet. Durante o desenvolvimento das aulas, a metodologia de pesquisa utilizada foi de cunho bibliográfico e produção textual. Cada texto apresentado foi produzido a partir de cada tópico da ementa da disciplina. Assim, essas atividades devem estar presentes na formação do professor e são muito significativas para o desenvolvimento do aluno como construtor e o professor como mediador de conhecimentos. Constatou-se, portanto, que as produções textuais feitas durante as aulas foram satisfatórias. Mostraram que as contribuições históricas são importantes para os conhecimentos de hoje, confirmando, assim, que a História da Matemática é importante no processo de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rhodolffo Allysson Felix de Alencar Lima |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
História da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de História da Matemática em uma perspectiva metodológica diferenciada |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |