UEPB - Repositório Digital

O ensino de História da Matemática em uma perspectiva metodológica diferenciada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Kátia Rejane da
dc.date.accessioned 2016-07-05T10:54:29Z
dc.date.available 2016-07-05T10:54:29Z
dc.date.issued 2016-05-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 501.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10344
dc.description SILVA, K. R. O ensino de História da Matemática em uma perspectiva metodológica diferenciada. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma nova metodologia para o ensino da disciplina de História da Matemática, a qual constitui um dos capítulos mais fascinante do conhecimento matemático. O texto apresenta uma breve discussão sobre a implementação da disciplina nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, através de uma análise das Leis de Diretrizes e Bases (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa foi realizada de acordo com os preceitos, de forma qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica e foi concretizada por meio de leitura de livros, trabalhos acadêmicos, textos e pesquisa pela internet. Durante o desenvolvimento das aulas, a metodologia de pesquisa utilizada foi de cunho bibliográfico e produção textual. Cada texto apresentado foi produzido a partir de cada tópico da ementa da disciplina. Assim, essas atividades devem estar presentes na formação do professor e são muito significativas para o desenvolvimento do aluno como construtor e o professor como mediador de conhecimentos. Constatou-se, portanto, que as produções textuais feitas durante as aulas foram satisfatórias. Mostraram que as contribuições históricas são importantes para os conhecimentos de hoje, confirmando, assim, que a História da Matemática é importante no processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rhodolffo Allysson Felix de Alencar Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologia de Ensino pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title O ensino de História da Matemática em uma perspectiva metodológica diferenciada pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta