Resumo:
O presente trabalho apresenta como tema o ensino de literatura no material didático de Língua
Portuguesa. Temos como corpus analítico o livro Linguagem: Criação e Interação (2009), de
Souza e Cavéquia. O objetivo geral consiste em comparar a abordagem de ensino de literatura
em um livro didático usado no Ensino Fundamental com as teorias que exploram a
escolarização da literatura. Parte-se da hipótese de que o livro didático de Língua Portuguesa
apresenta uma abordagem que enfatiza determinados gêneros literários e suas especificações a
partir da leitura de fragmentos de obras literárias, ou, o que se torna um problema, lança -se
mão do texto literário como pretexto para exercícios gramaticais. Trata-se, portanto, de uma
pesquisa bibliográfica, que abordará um leitura seletiva do material selecionado. Dessa
maneira, toma-se como referencial teórico dessa temática a partir das contribuições teóricas
de Eagleton (2006), Todorov (2006), Souza (2007), Cosson (2006), Rangel (2003) e
Fernandes (2001). Dentre os resultados obtidos, destaca-se que o material didático de Língua
Portuguesa explora o ensino de literatura de forma cansativa e fatídica para os estudantes do
ensino fundamental.
Descrição:
SANTOS, A. S. O livro didático e a escolarização da literatura. 2016. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.