Resumo:
O presente trabalho se propõe a identificar as dificuldades que os professores enfrentam ao
ensinar língua portuguesa para alunos surdos, a partir de um diagnóstico sobre a inclusão desses
alunos em duas escolas da rede estadual de ensino de Monteiro – PB. O trabalho baseia-se no
percurso histórico do ensino para surdos, em marcos legais como as leis para o ensino de
LIBRAS, juntamente com a realidade tanto das escolas quanto das salas de aulas inclusivas da
cidade de Monteiro, bem como nos relatos das professoras de Português. Como objetivo geral
busca-se diagnosticar a realidade enfrentada por essas duas escolas de Monteiro-PB. Para tanto,
elegemos como objetivos específicos: a) compreender como tem sido o tratamento dispensado
aos surdos ao longo da história e sua repercussão no processo de ensino-aprendizagem destes
sujeitos; b) diagnosticar, a partir da observação in loco, a realidade do ensino inclusivo nas
escolas da rede estadual de Monteiro; c) analisar os discursos dos professores acerca dos
desafios encontrados na escolarização do aluno surdo. Quanto aos aspectos metodológicos, para
a realização desta pesquisa utilizamos dois questionários para que assim pudéssemos colocar
os dados reais das duas escolas e mostrar a diferença entre elas. Pelo que pudemos constatar, a
partir de nossas observações in loco e do levantamento bibliográfico, na maioria das escolas
não existe “essa tal inclusão”, só existe mesmo no papel, na prática ela não acontece e isso é
muito prejudicial para os alunos que estão indo para a escola com o intuito de aprender.
Descrição:
VIANA, T. C. A realidade de alunos surdos em duas escolas estaduais na cidade de Monteiro - PB. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.